Empreendedorismo

14/12/2020 / 10 meses atrás

Descubra quais são as vantagens competitivas do código de barras

Descubra quais são as vantagens competitivas do código de barras

Fonte: Imagem do acervo do site Pixabay.

 

Acredito que já tenha ouvido falar algumas vezes sobre vantagem competitiva e como as empresas podem utilizá-la para alavancar seu negócio.

 

Mas, você sabe o que significa vantagem competitiva, na prática?

 

Na verdade, vantagem competitiva é o diferencial que uma empresa oferece em comparação aos seus concorrentes e, com isso, consegue fidelizar seus clientes atuais e conquistar novos.

 

Dentre algumas vantagens competitivas podemos citar a eficiência operacional ou a otimização de processos. E como uma organização pode conquistar essas vantagens?

 

Aliada a outras iniciativas, utilizando o código de barras em seus produtos, seja para registro individual de mercadorias, no processo logístico ou de produção.

 

Por isso, descubra agora quais são as principais vantagens competitivas ao utilizar o código de barras em suas mercadorias:

 

Registro individual de mercadorias

 

Empresas que possuem um alto volume de entrada e saída de mercadorias necessitam de um sistema de registro individual de mercadorias em seu processo de produção e transporte.

 

Imagine você trabalhar na expedição de uma fábrica de parafusos e ser obrigado a contar manualmente as encomendas fabricadas na empresa. Além de ser um processo muito demorado, pode envolver falhas sucessivas, já que o ser humano tende a errar com mais facilidade.

 

Claro que em algum momento alguém precisará contar, seja de maneira automatizada ou manualmente. Porém, quanto menos esse processo for realizado manualmente mais chance existe de haver exatidão na contagem, embalo e envio de mercadorias.

 

A partir disso, você pode escolher um modelo de código de barras para registrar os produtos, por exemplo, UPC-12 ou EAN-13, mais utilizados em lojas de varejo e supermercados.

 

Ao mesmo tempo, dá a oportunidade de e-commerces com plataforma própria ou que vendam em marketplaces otimizarem seu processo de vendas.

 

Controle de estoque eficiente

 

O estoque é considerado um dos ativos mais importantes de uma empresa, seja em empresas de transformação ou terciárias. Com isso, não ter um controle de estoque de qualidade oferece um grande risco ao empreendimento.

 

Quando uma empresa pretende instalar um controle de estoque efetivo é necessário utilizar-se de softwares de gestão, pois eles oferecem informações úteis que facilitam a tomada de decisões estratégicas do negócio.

 

Para que isso ocorra, a organização precisará utilizar os códigos de barras em todos seus produtos, seja para registrar os produtos individualmente, em caixas ou paletes. Tudo dependerá de tipo de mercadoria que é comercializada e a estrutura do local.

 

Ao inserir o código de barras nas mercadorias as informações serão enviadas para o banco de dados ou software de gestão e, a partir disso, as baixas de entradas e saídas serão realizadas automaticamente, bastando realizar a leitura do código de barras.

 

Rastreabilidade de mercadorias

 

Rastreabilidade é capacidade que um centro logístico de determinada empresa possui para saber onde a mercadoria se encontra, desde seu processo inicial de produção até o momento de transporte para o cliente.

 

Em alguns setores, a rastreabilidade possui bastante importância para a saúde da população, por exemplo, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

 

De qualquer forma, utilizar a rastreabilidade no Brasil é um grande diferencial competitivo para a organização, já que infelizmente nosso país é bem perigoso e roubos de cargas acontecem constantemente.

 

Em logística, as empresas costumam utilizar códigos de barras mais sofisticados e que dão maior possibilidade de codificação de informações ao transportar mercadorias. Por isso, os códigos mais utilizados nesse processo são os códigos 39, 128, intercalado 2 de 5, Codabar e PDF417.

 

Além disso, é possível que a empresa utilize mais métodos de rastreabilidade no produto, não somente no momento do transporte, mas sim desde o início de sua fabricação.

 

Os 5 métodos mais utilizados pelas organizações são a manufatura automatizada, Kanban eletrônico, etiquetagem de embalagem terciária, gerenciamento de ativos e rastreamento externo de logística.

 

Redução de custos

 

Em tempos de pandemia, a crise econômica instaurada no país fez com que muitas empresas tivessem que cortar bruscamente seus custos ou até encerrar suas operações.

 

Não é necessário chegar a esse extremo caso saiba extrair os custos dos lugares corretos. Dessa forma, poderá manter a qualidade de seus produtos e obter um potencial competitivo perante seus concorrentes, já que grande parte dos negócios teve baixas consideráveis nos últimos meses.

 

Como dito anteriormente, um controle de estoque de qualidade traz diversos benefícios para a empresa.

 

Se os produtos guardados no estoque tiverem códigos de barras à disposição é possível colocar estes produtos à disposição e diminuir a produção e/ou compra de insumos.

 

Infelizmente, o corte da equipe será algo que não conseguirá escapar. Por isso, nada melhor como fazer um corte de gastos mantendo aqueles funcionários que dão maior retorno para sua empresa.

 

Por isso, estruture todo seu estoque para que funcione de maneira mais automatizada possível, com facilidade no registro e despacho de mercadorias.

 

Assim, conseguirá diminuir consideravelmente sua equipe de almoxarifado e expedição, podendo dar prioridade na qualidade do produto vendido e/ou fabricado.

 

Garantia de produtos

 

Um dos grandes problemas em comprar mercadoria no varejo, principalmente quando o produto é vendido em marketplaces, é saber se a mercadoria tem origem verdadeira ou se trata de falsificação.

 

Com a utilização do código de barras em sua mercadoria é possível garantir a autenticidade nas vendas e diversificar as opções de compra em seu domínio, já que muitas lojas virtuais do varejo comercializam mercadorias falsas como originais.

 

Ao mesmo tempo, o consumidor consegue conferir dados do produto, por exemplo, país de fabricação, dados do fabricante, do produto e o dígito verificador. Com isso, terá mais confiança em comprar de seu estabelecimento ou loja virtual.

 

Maior autoridade de mercado

 

Quando sua empresa é vista como uma autoridade de mercado os consumidores param de analisar somente o preço de seus produtos e começa a observar o valor de seus serviços.

 

Ou seja, se tornar autoridade de mercado possibilita que o consumidor pague mais por uma mercadoria mesmo que o produto seja bem semelhante ao de seus concorrentes.

 

E como utilizar o código de barras para se tornar uma autoridade de mercado e, consequentemente, ganhar autoridade?

 

Na verdade, não existe muito segredo quanto a isso, pois se seguir os 5 passos anteriores descritos no artigo sua empresa se tornará uma autoridade naturalmente, já que estará sempre entregando uma qualidade de serviço acima do mercado.

 

Portanto, no momento que sua empresa conquistar o posto de autoridade é a hora de aumentar o valor de seus produtos e colher os lucros dessa ação.

 

 

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