Seja para quem está entrando agora no mercado de vendas digitais ou para quem já faz parte do mundo dos e-commerces, o uso de código de barras pode alavancar as vendas de seu negócio digital.
Mas, você sabe como pode usar os códigos EAN-13 e UPC-12 para vender mais em marketplaces?
Então, acompanhe o artigo até o final e descubra a maneira testada e aprovada de como aumentar as vendas no marketplace sem grande investimento.
O código EAN é obrigatório para uso em marketplaces no Brasil desde 2018, em que as grandes empresas de vendas em varejo tiveram que se adequar a essa nova exigência.
Porém, você sabe exatamente o que significa EAN ou UPC? Como utilizar? Como pode aumentar suas vendas com auxílio dos códigos de barras?
A EAN Global é especialista prestação de serviços remotos, com foco em fornecimento de Código EAN, e irá lhe explicar tudo sobre o assunto.
O que é código EAN-13
Sabe aquele código de barras presente em diversos produtos?
Pois, bem! Esse é o chamado código EAN.
O código EAN (European Article Number) é um código composto por 13 dígitos, o que dá origem ao nome EAN-13.
Cada produto deve ser registrado com um código de barras EAN-13. Ou seja, se você for vender 5 barras de chocolate com peso ou seja a variação diferente, cada barra de chocolate deve ter um código EAN-13 distinto.
Sem essa identificação, o sistema das empresas não conseguiria identificar se certo produto já foi vendido ou em que lugar do estoque ele se encontra.
Todas as informações mais relevantes sobre o produto estão registradas no código EAN, como o fabricante, modelo do produto, país de origem e dígito verificador.
O código de barras EAN-13 possui extrema importância para o comércio eletrônico no Brasil, e caso você queira se tornar uma referência entre os e-commerces, é fundamental que invista parte de seu capital na compra de códigos EAN.
Para que serve e como utilizar o código EAN-13?
Basicamente, o código EAN-13 serve para registrar o máximo de produtos diferentes em um menor espaço de tempo.
Graças à identificação gráfica do código numérico, é possível utilizar máquinas registradoras e leitores de códigos de barras para facilitar o serviço.
O código de barras serve para controlar o estoque, ajudar na expedição e verificação de mercadorias, além de ser obrigatório para e-commerces.
Para utilizar o código EAN, deve-se emitir um único código para cada mercadoria. Dessa forma, será possível saber a posição exata de cada produto.
Caso queira se emitir o código EAN-13, o responsável do negócio deverá citar se o empreendimento se trata de pessoa jurídica, empresário individual, artesão ou produtor rural.
Após essa definição, serão pedidos alguns documentos relativos ao contrato, para que se possa comprar código EAN-13 e registrar no nome do negócio.
Logo em seguida da compra, o código será enviado por e-mail nos formatos EPS, PDF ou EXCEL.
Registrar o produto com EAN-13 é obrigatório?
Essa é a pergunta que muitos empreendedores fazem após ouvirem falar sobre código EAN-13.
“Será que eu preciso realmente comprar um código de barras EAN-13 e usar no meu produto?”
Na verdade, não é possível vender um produto sem que ele possua um código EAN.
Porém, fazer isso diminui a capacidade de vendas da sua empresa, já que vários marketplaces exigem que as lojas virtuais possuam o código EAN, para cadastrar os produtos dentro do site.
Ainda existe a possibilidade de sua loja virtual ou sua empresa exportar mercadorias para países vizinhos.
Nesse caso, é obrigatório possuir um código de barras, específico para cada país.
Caso não adquira um código de barras EAN-13 ou outro, pela exigência de cada país, é possível que sua empresa fique na ilegalidade e suas vendas sejam barradas.
Portanto, a resposta final é SIM, você PRECISA de um código EAN-13 para levar sua empresa ao auge das vendas e se manter dentro da lei, no Brasil e em países parceiros.
Importância do código de barras para vender em marketplaces
Durante a pandemia, ocorreram diversas mudanças de comportamento na sociedade, umas por obrigação e outras por escolha.
De acordo com o Compre&Confie, em abril, as lojas e-commerce do Brasil tiveram um aumento de 81% de faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
Isso significa dizer que quem vendia R$ 5.000,00 agora vende R$ 9.000,00.
Um baita aumento em um pequeno espaço de tempo, não é mesmo?
E o que acontece com seu e-commerce quando ele não segue as regras impostas pelos marketplaces?
Ele simplesmente fica fora da concorrência, mesmo com uma demanda absurda por compras online.
A principal forma de adequar sua loja virtual ou empresa à nova realidade de compras do brasileiro é registrar sua mercadoria com códigos de barra EAN-13.
Com isso, conseguirá ganhar relevância digital, ranquear melhor seus produtos dentro da plataforma e aperfeiçoar suas campanhas, aproveitando da melhor maneira esse novo normal.
Posso reutilizar um código EAN-13?
É claro que em períodos de crise financeira, a primeira ideia que as empresas têm para economizar é reutilizar produtos ou serviços.
Pegar aquele móvel antigo e reformar, trocar aquelas prateleiras antigas de lugar ou formatar computadores antigos. Mas será que isso também funciona com código de barras?
Quando as empresas não comercializam seu estoque, o código de barras fica guardado com o produto e sem uso, certo?
Então, se o produto está sem uso, você pode retirar aquele código de barras encalhado no estoque e usar em outro produto que está vendendo sempre, certo?
A resposta é: NÃO!
Como dito anteriormente, o registro do código de barras EAN-13 é feito com o objetivo de cadastrar produtos de modo individual.
Se o produto já está cadastrado e no estoque, o código de barras pertence ao produto e não pode ser removido para outra mercadoria.
Caso você, ainda assim, você tentar reutilizar o código de barras, sua loja virtual poderá sofrer sérias penalidades no futuro.
O que é UPC-12
O código UPC (Universal Product Code) também é um código de barras, mas que contém somente 12 dígitos. Por esse motivo, é denominado UPC-12.
Na verdade, o código de barras UPC-12 é mais utilizado nos EUA e Canadá, enquanto o código EAN-13 é utilizado em grande escala na maior parte do mundo.
Então, porque você deveria utilizar o código UPC-12 em seus produtos ou saber de sua utilização?
Porque, caso você queira exportar para os EUA, Canadá ou qualquer outro país que utilize o sistema UPC no registro de mercadorias, você deverá utilizar esse estilo de códigos de barras.
Dependendo da regulamentação alfandegária de cada país, é impossível realizar a entrada de produtos que não tenham esse código de barras, o que pode prejudicar e muito sua exportação.
O UPC possui 10 dígitos no centro e um dígito de cada lado, onde é possível fazer a identificação de determinado produto.
Para que serve e como utilizar o código de barras UPC-12?
O código de barras UPC-12 tem a mesma utilidade que o EAN-13: registrar produtos de forma individual.
O UPC-12 possui bastante adesão em supermercados, graças ao fator de identificação rápida, em grande escala e de modo individual das mercadorias.
Registrar cada mercadoria de forma individual auxilia o gerenciamento do comércio, tanto na expedição, no controle do estoque ou no setor de compras.
Além de registro de mercadorias, ainda existe o envio de códigos UPC-12 em notas fiscais.
Acredito que você já tenha visto código de barras em notas fiscais e tenha se perguntado o motivo dela estar presente em um documento eletrônico.
A questão é que nem sempre um produto leva um código de barras diretamente em sua embalagem, ou mesmo que leve, precisa de uma comprovação que aquele produto possui registro no sistema.
Com o dígito verificador do GTIN, é possível fazer a validação do XML, caso o código de barras tenha sido enviado com o XML.
A SEFAZ (Secretaria da Fazenda) já possui regras de registro de código de barras oficial, não mais dependendo exclusivamente da vontade da empresa em veicular essa informação.
Diferença entre o sistema EAN-13 e UPC-12
Apesar dos dois códigos de barra possuírem a função de identificação individual de mercadorias, existem algumas peculiaridades que podem ser destacadas.
A primeira e mais óbvia é a diferença de dígitos entre as duas categorias de código de barras. Enquanto o código EAN-13 possui 13 dígitos, o código UPC-12 contém 12 dígitos.
Além disso, o código EAN-13 acabou se espalhando pelo mundo inteiro como código de identificação individual, e o UPC-12 tem seu uso concentrado nos países EUA e Canadá.
Embora exista essa pequena diferença entre os dois códigos, os leitores disponíveis no mundo já fazem a leitura tanto do EAN-13 quanto do UPC-12.
Isso significa dizer que caso tenha algum produto com código UPC-12 que esteja em território brasileiro, os leitores aqui presentes serão capazes de realizar a leitura.
Do mesmo modo que se houver um produto em território americano, os leitores de lá serão capazes de ler um código EAN-13.
O que acontece, na verdade, é que a legislação dos países que determina qual código deve ser utilizado, e não exatamente a capacidade de leitura das máquinas registradoras.
Vantagens de registrar produtos com código EAN-13 e UPC-12
-
Aprovação nos Marketplaces
Um dos fatores que fazem com que os códigos EAN-13 e UPC-12 sejam muito úteis aos marketplaces é existir a obrigatoriedade de registro de produtos na plataforma de cada empresa.
Porém, não é somente isso que pode haver de benefícios para quem possui uma empresa ou loja virtual.
A aprovação do produto na plataforma ocorre de forma muito mais veloz quando se possui certo código de barras.
Além disso, é possível que sua mercadoria seja ranqueada melhor dentro do site do marketplace, deixando seus produtos entre os primeiros no resultado de busca.
Por último, é possível produzir vários anúncios com o mesmo produto, já que o código de barras EAN-13 e UPC-12 possuem valores diferentes.
-
Organização do Estoque
De todas as partes de seu negócio, o estoque é o que deve possuir o maior nível de organização.
Imagine aceitar atender um cliente e não saber nem quantas mercadorias estão no estoque. Uma verdadeira tragédia, não é mesmo?
E como o código EAN e UPC pode ajudar a organizar o estoque?
Bom, o registro de produtos através de códigos de barra EAN e UPC dá a possibilidade de descobrir pelo sistema quais produtos ainda estão no estoque, qual a quantidade de mercadoria disponível ou o modelo presente no estoque.
Além disso, você será capaz de acelerar o processo de expedição e recepção de mercadorias, uma vez que o registro será realizado totalmente em modo eletrônico.
-
Melhor experiência de compra
Sabe quando você está procurando um produto em algum marketplace, gosta do produto, sai da plataforma e depois não consegue achar o item novamente?
Isso acontece porque o registro de produtos em sites especializados é feito de maneira muito dinâmica e em grande quantidade. O que significa dizer que a possibilidade de um produto estar registrado com outro nome após a navegação é grande.
Em lojas virtuais, é muito comum mudar o aspecto do anúncio com frequência, com o objetivo de alcançar o maior número de clientes.
Mas, caso você tenha o código de barras EAN-13 e UPC-12, é possível encontrar aquele produto de seu gosto e finalizar a compra em poucos minutos.
-
Diminuição de trocas e devolução