Como aumentar sua produtividade com o código de barras

 
Em tempos de quarentena, produtividade á a palavra da moda, seja para quem trabalha em home office ou está trabalhando in loco.
Apesar de existirem muitos debates de como as empresas podem implementar uma melhor produtividade, tem pouca explicação sobre o que seria produtividade.
Produtividade é o conceito que busca aplicar uma maior efetividade de trabalho, lazer ou estudo em menos tempo e com menos recursos. Ou seja, podemos dizer que é fazer mais com menos recursos.
Para atingir o nível ideal de produtividade muitas empresas trazem especialistas, compram softwares, montam palestras ou estruturam suas equipes. Dentre essas opções, são poucas que trazem resultado efetivo para a organização.
Já para os empresários com lojas virtuais, e-commerces, lojas físicas, empresas de logística ou fábricas com grande estoque, ter um bom gerenciamento de estoque pode interferir diretamente na qualidade do serviço prestado aos clientes.
Ainda que os negócios tenham como objetivo aumentar sua receita e lucro, ainda é pouco citado como melhorar a produtividade dentro da organização está diretamente relacionado a esses dois fatores.
Já passou pela sua cabeça como aumentar a receita e a lucratividade de sua empresa com praticamente os mesmos recursos que sua organização possui atualmente?
Se você estiver nessa situação, a Ean Global irá explicar como você aumentar sua produtividade da sua empresa com o uso do código de barras:
Para que serve o código de barras?
Tenho certeza que ao ir ao supermercado você já se deparou com o uso do código de barras, seja para conferir o preço de uma embalagem ou mesmo para passar o produto no caixa.
Mas, você já parou para pensar que os códigos de barras também podem ser úteis em empresas que não estejam relacionadas ao setor alimentício?
Existem diversos motivos para utilizar o código na empresa, desde aperfeiçoar a organização de itens no estoque, do inventário ou ter um melhor controle de produtos de carga.
Quem é um MEI (Microempreendedor Individual) ou ME (Microempresa) tem a ideia de que utilizar código de barras é algo desnecessário. Entretanto, com um bom estudo de mercado sobre como comprar e utilizar, o código de barras pode ser extremamente útil para sua organização.
Quando os produtos estão integrados ao seu sistema você pode receber informação sobre a disponibilidade dos produtos, emissão de notas fiscais ou controle de produto que estão perto da data de validade.
Como ele funciona
Todo mundo que trabalha na área já teve curiosidade de ler o código de barras manualmente, observando se possui algum formato ou sequência lógica.
A verdade é que a sequência existe, mas além de ser criada para a leitura de computadores, tem uma estrutura mais complexa do que parece.
O código de barras é dividido em 95 partes de mesmo tamanho e que representam uma forma binária de 0 e 1 (claro e escuro). Muitas vezes as lentes digitais não conseguem ler o código por justamente ter baixa qualidade na impressão desses micro-retângulos.
Já os números vão completar 7 espaços, sendo representados de uma forma na direita e de outra forma na esquerda.
Entrando em uma parte mais técnica, do lado esquerdo do código de barras os números representados têm um número ímpar de barras escuras, enquanto do lado direito os mesmos números são representados por um número ímpar de barras claras.
Dessa forma, o computador consegue interpretar o código e definir qual será o valor resultante do produto.
Principais tipos de código de barras
EAN-13
Código EAN (European Article Number) é um código de barras presente nos produtos, de caráter universal e individual, representando o produto em qualquer lugar do mundo.
Ele possui 13 dígitos e é exigido em muitos marketplaces e-commercers para que os produtos possam ser comercializados, posicionados e registrados em plataformas e notas fiscais.
DataBar
DataBar é uma simbologia de código de barras que foi formalmente adotada pela cadeia de fornecimento global em 2011. Além de ser possível ter uma estrutura bem menor que os códigos EAN e UPC, ainda podem ser escaneados em pontos de venda.
Apesar de sua estrutura reduzida, pode conter uma maior quantidade de informações, graças ao formato de codificação montada em sua estrutura.
QR Code
QR Code é a tecnologia mais utilizada para marketing atualmente, já que seu formato 2D permite o escaneamento pela maioria dos aparelhos celulares disponíveis no mercado.
Após a decodificação do QR Code, sua estrutura fica em formato de texto (link) e que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
DataMatrix
O Datamatrix é um código bidimensional que codifica os dados das mercadorias. Sua utilização é de grande importância para a rastreabilidade de medicamentos, seja em farmácias, postos de saúde ou hospitais.
Por sua estrutura bidimensional, o código Datamatrix consegue armazenar uma alta quantidade de informação em um espaço super reduzido, o que é considerada uma grande vantagem competitiva perante outros códigos de barras.
UPC
O Código Universal de Produtos (UPC) é um código de barras de 12 dígitos que também possui caráter universal e individual.
A diferença entre os códigos EAN e UPC é que o UPC possui 12 dígitos ao invés de 13 e é mais disseminado nos EUA e Canadá, enquanto o código EAN é utilizado em praticamente todo o mundo.
Vantagens de utilizar o código de barras
No mercado existem diversos modelos de negócio e, com isso, centenas de especialistas dizendo como sua empresa deve se comportar sem sequer saber como a organização funciona no dia a dia.
Mas, fugindo de teorias prontas, será que existe vantagem competitiva real em utilizar código de barras em seus produtos?
A reposta é SIM, tanto para os produtos quanto para o gerenciamento da empresa.
Com uso do código de barras na sua empresa você pode reduzir os gastos, já que o custo de compra de insumos e estoque terá redução. Isso porque todas as informações sobre o produto ficará disponível no sistema.
Além disso, o gerenciamento dos produtos ocorre de maneira mais assertiva, pois o código único e universal presente em sua embalagem facilita esse processo.
Por fim, possuir código de barras nos produtos transparece garantia e validação dos produtos. Desse modo, o cliente cria mais confiança em consumir seu produto, principalmente se ele estiver em um meio digital ou for do ramo alimentício.
Automatizar processos
Para que processos de registro, despacho e transporte de mercadorias possuam uma rastreabilidade que funciona 100% integrada é necessário utilizar o código de barras nos produtos.
Imagine registrar diversos palets, caixas ou produtos individuais dentro das organizações. Qual seria o tempo necessário para realizar esse trabalho e quantos funcionários estariam envolvidos nessa operação?
Se sua empresa não possui processos de recebimento, estoque e despacho de mercadorias automatizadas, saiba que sua empresa está desperdiçando uma quantidade incrível de capital que poderia ser utilizado para expandir os negócios.
Apesar de o custo inicial parecer elevado para a atual realidade, saiba que a empresa poderá economizar um bom dinheiro caso invista nesse modelo de tecnologia e implemente seu uso em toda a organização.
Busque por hardwares, softwares, banco de dados e códigos de barras. Assim, terá o total controle de seus produtos, desde a fabricação até a pós-venda.
Facilitação de entradas e saídas
Imagine você ser gestor de uma corporação multinacional estadunidense, que fabrica e comercializa refrigerante, e de repente é acusada de conter um rato em uma de suas embalagens.
O prejuízo financeiro, tanto por boicote dos clientes ou por queda abrupta na bolsa de valores, pode definir o destino de uma organização desse porte.
E como é possível descobrir a origem desse produto, onde foi fabricado, embalado e distribuído?
A identificação desse produto só pode acontecer graças ao controle de entradas e saídas de mercadorias, com identificação de todas as etapas de fabricação.
Agora imagine registrar todos os produtos, insumos e matérias-primas que chegam e saem da empresa de maneira manual, anotando um valor numérico para cada item da lista. A empresa teria de trabalhar em 3 turnos ininterruptos para dar conta do serviço.
Por isso, empresas que comercializam mercadorias precisam instalar códigos de barras em seus produtos, com o objetivo justamente de acelerar os processos de entrada e saída.
Controle de estoque
Quem já trabalhou em empresas com um estoque de grande porte sabe como é importante ter um controle eficiente do estoque.
Imagine que você trabalhe em uma fábrica de parafusos e seja obrigado a atende clientes diretamente no balcão da fábrica.
Com isso, toda vez que um cliente chegar à fábrica e quiser saber se determinado produto está presente no estoque, você seja obrigado a abandonar seu serviço, ir ao estoque, contar quantas peças aquele produto possui, voltar ao balcão e comunicar ao cliente que aquela mercadoria acabou.
Um trabalho excessivo, gastando o tempo do cliente, seu tempo e ainda perdendo a possibilidade de negócio.
Conseguiu identificar a sequência de erros presentes nesse modelo de trabalho?
É praticamente impossível manter as contas no azul de uma organização que trabalha de maneira tão amadora.
Caso você queira implantar um controle de estoque efetivo na organização será necessário substituir controles manuais, fazer códigos apenas com números, escolher barras de identificação largas e imprimir os códigos de barras em etiquetas.
Redução de falhas manuais
Possivelmente você já assistiu aquela cena do filme Tempos Modernos, dirigido e produzido por Charlie Chaplin, em que ele se atrapalha totalmente apertando parafusos.
Apesar de ser uma cena cômica, a crítica do filme está relacionado ao fato dos trabalhadores serem obrigados a trabalhar como robô, graças ao avanço da revolução industrial no mundo.
Vamos supor que você seja um auxiliar de expedição, e que seja obrigado a registrar todas as mercadorias que entram e saem da empresa de maneira manual, anotando em uma planilha Excel todos os códigos dos produtos.
Agora suponha que você faça essas ações em um hipermercado atacadista, em que a entrada e saída durante o horário de trabalho é absurda.
Alguma hora você anotará o código de algum produto errado, não é mesmo?
Claro, não é possível um ser humano trabalhar entre 8 e 10 horas diárias fazendo um serviço totalmente manual dessa forma.
Por isso, os scanners de leitura e registro ajudam demais quem trabalha nesse setor e diminui drasticamente as falhas manuais que poderiam ocorrer.
Crescimento da produção
Geralmente um MEI e ME têm o objetivo de expandir sua produção conforme o aumento de sua receita e lucro na comercialização de mercadorias.
Para uma empresa conseguir crescer a produção de sua fábrica é preciso seguir alguns passos.
Primeiramente, revisar os processos de produção será o norte de seu projeto, pois pode ser que seu negócio consiga produzir em um nível muito maior sem grande esforço.
Após a revisão, é necessário atualizar os fluxos de trabalho, já que alguns terão de ser implementados e outros descartados. Trabalhe sempre com metas realistas em seus fluxos de trabalho e não tente programar algo que sua empresa não tenha condições de cumprir a longo prazo.
Contar com pequenos ajustes no processo, desde a chegada da matéria-prima até o acabamento do produto, utilizando mecanismos de rastreabilidade como manufatura automatizada, kanban eletrônico ou etiquetagem de embalagem terciária, também ajudará o crescimento de produção.
Aumento da produtividade da equipe
Como dito anteriormente, produtividade é a palavra que define fazer mais com menos, ou seja, produzir mais mercadorias em menos tempo e com menos esforço. Esse processo aumenta as possibilidades de negócio, além de subir o lucro e baixar os custos da empresa.
A digitalização dos dados através do uso do código de barras irá acelerar todo o recebimento, estocagem e despacho de mercadorias.
Acredito que você já tenha ouvido a frase “Tempo é dinheiro”. Principalmente na indústria, em que o tempo livre dos funcionários impacta diretamente o nível de produção da empresa.
Claro que esse não é o único motivo. O ano de 2020 vem sendo um ano cheio de provações, dúvidas, incertezas e desafios, inclusive para os jovens empreendedores.
Manter um time pequeno e de qualidade é a solução para não fechar as portas dos comércios.
Portanto, utilizar os códigos de barras em mercadorias é uma solução para aumentar a produtividade da equipe ao invés de contratar novos funcionários.
É importante todos os empresários se manterem firmes nesse momento complicado, para que quando a economia aqueça novamente essas mesmas empresas tenham a possibilidade de contratar outros funcionários.
Como comprar um código de barras
Ótimo! Agora você sabe como aumentar sua produtividade com o código de barras e como pode ajudar seu negócio a crescer utilizando essa estratégia
Mas, caso você não queira gerar seu próprio código de barras, qual será o melhor local de compra desse item?
Bom, várias lojas atuam no mercado com a comercialização de códigos de barra.
Porém, são poucas que disponibilizam o código EAN-13 oficial, autêntico, 100% genuíno, de uso global e com o menor preço do Brasil.
Estamos na era digital e a agilidade de compra se torna algo fundamental.
Portanto, dê preferência às empresas que trabalhem de forma remota.
Assim, conseguirá realizar seu pagamento e receber seu produto totalmente de forma digital, seja por EPS, PDF ou Excel.
Por essa razão, a EAN Global disponibiliza todos esses recursos aos clientes, com o intuito de tornar a negociação cada vez mais dinâmica.
Caso você tenha mais interesse em comprar código EAN-13, clique aqui!

SHOPPING CART

close

Você não pode copiar o conteúdo desta página.