codigo de barras dun-14

Código de barras Dun-14: O que é e para que serve?

A logística de mercadorias é um passo de extrema importância no setor produtivo das empresas.
Fazer com que determinada mercadoria chegue rápido, com qualidade e com o menor desvio de qualidade possível é o que pode trazer vantagem competitiva à organização.
Mas, você sabe o motivo pelo qual o código DUN-14 pode auxiliar sua empresa a ganhar um novo espaço no mercado?
Nesse artigo, você aprenderá como pode agilizar o transporte de mercadorias e tornar o processo logístico de sua organização mais simples possível.
O que é o código DUN-14?
Vamos supor que você trabalhe na expedição de uma fábrica de agulhas hospitalares, que sua empresa seja nova no mercado e os encarregados não conheçam muito bem sobre logística.
Os chefes de sua empresa sabem que, para levar a mercadoria de uma localidade para outra, é necessário um código de barras embutido nos produtos.
Logo depois de realizar uma pesquisa na internet, descobre-se que a maioria dos códigos de barras utilizados no cotidiano das empresas possuio formato EAN-13.
Porém, o encarregado-chefe verifica que o pedido do cliente é de 10.000 agulhas hospitalares do mesmo tipo. Ou seja, seria necessário emitir 10.000 códigos EAN-13 e, ao chegar no cliente, conferir esses 10.000 códigos um a um.
Após analisar que essa operação se tornaria inviável, o encarregado-chefe decide realizar outra pesquisa, agora com foco em código de barras para o transporte de caixas.
E, em seguida, descobriu um código de barras chamado DUN-14.
O código de barras DUN-14 tem essa nomenclatura por causa de sua abreviação (Distribuiton Unit Number) e por possuir 14 dígitos.
Sua função é transportar um grande volume de produtos idênticos em embalagem maior. Os locais de transorte de mercadorias mais utilizados são:
  • Caixas;
  • Paletes;
  • Container.
O uso do código DUN-14 facilita o recebimento de mercadorias em redes de varejo, como auxilia os grandes centros de distribuição a organizar seu estoque de modo centralizado e em grandes lotes.
Além disso, a organização de mercadorias nos grandes centros de distribuição se torna mais simples, já que existirá uma quantidade bem menor de registros no sistema da empresa.
Como surgiu o código de barras?
Todos nós sabemos a importância do código de barras no processo de automação industrial.
Mas, acredito que nem todos saibam quais são as razões e por que o código de barras foi criado.
Em meados de década de 40, dois estudantes chamados Joseph Woodland e Bernard Silver iniciaram um projeto de codificação automática, que viria a dar lugar ao código de barras.
Pode-se dizer que a ideia só se concretizou graças aos “grandes ouvidos” de Silver, que teria escutado uma conversa entre um CEO de supermercado e um colega aluno, para que fosse criado um sistema automatizado que permitisse passar os produtos do supermercado diretamente no caixa, sem necessidade de digitação de códigos.
Após Woodland e Silver iniciarem seu projeto, foi definido o padrão da ferramenta de automação e como o produto iria ser identificado.
Na época, a interpretação dos códigos era realizada com auxílio de um leitor de luz ultravioleta, que lia um código de barras produzido com tinta de cor especial.
Os dois tiveram muitos impecilhos pelo caminho, já que o custo de aquisição da tecnologia era relativamente caro para os padrões da época.
Além disso, precisavam otimizar o uso da tinta, pois a usada por eles possuia uma instabilidade muito grande no momento de leitura do código.
O pedido de registro da patente foi entregue em outubro de 1949, enquanto Woodland descobria uma nova forma de leitura do código.
Mas, somente na década de 50, quando os 2 já haviam adquirido a patente, que a IBM ficou sabendo sobre a invenção e decidiu investir em sua utilização.
Em 1962, a Philco comprou a patente e iniciou em 1970 um projeto de expansão da tecnologia.
Depois disso, o código de barras se tornou esse sucesso que vemos hoje, graças a dois estudantes curiosos e “orelhudos”.
Características do código de barras Dun-14
Com o intuito de transportar uma grande quantidade de um mesmo produto, é fundamental que o DUN-14 obedeça algumas regras:
  • O código de barras DUN-14 só pode ser utilizado caso dentro da embalagem possua o mesmo tipo de produto. Se houver produtos de característica diferente dentro da caixa, independente da quantidade, eles devem ser registrados de maneira individual.
  • No momento em que os fornecedores recebem alguma caixa ou palete que possui o código DUN-14, não é realizado o check-out. Máquinas registradoras não conseguem utilizar o código de barras DUN-14 dessa forma. Portanto, devem ser utilizados códigos EAN para essa finalidade.
  • O DUN-14 tem como função informar ao fornecedor quantas unidades de determinada mercadoria chegaram ao centro de expedição. Dessa forma, é possível acelerar o processo de recebimento de produtos na empresa.
  • O código DUN-14 possui apenas caráter logístico, não tendo relação direta com o código EAN-13, utilizado por empresas de varejo para registro de produto individual.
  • Ao se tratar da estrutura do código DUN-14, o primeiro número do código refere-se a quantidade de produtos dentro de determinada embalagem.
Voltando à fábrica de agulhas hospitalares:
Vamos dizer que sua fábrica de agulhas esteja produzindo as 10.000 unidades do cliente e cujo o código de barras seja representado pelo número 7898357410015.
As agulhas serão distribuídas aos clientes em caixas contendo 40 unidades, 60 unidades e 80 unidades.
O código de barras DUN 14 será representado da seguinte forma:
  • Caixa com 40 unidades: 17898357410012.
  • Caixa com 60 unidades: 27898357410019.
  • Caixa com 80 unidades: 37898357410016.
O código é estruturado para identificar a quantidade de agulhas dentro da caixa, onde a quantidade de 20 unidades de agulhas refere-se ao dígito 1, 60 unidades de agulha ao dígito 2 e 80 unidades de agulhas ao dígito 3.
Diferenças entre EAN-13 e DUN-14
Muitos empreendedores que pretendem começar a vender na internet, desejam comprar o código EAN-13 para otimizar o processo de vendas.
Mas, após ouvir falar sobre o código DUN-14 e como ele pode registrar muitos itens de uma única vez, existe a ideia de se comprar alguns códigos de barras DUN-14 para enviar seus produtos.
O que deve ser dito aqui é que os dois códigos possuem algumas diferenças cruciais.
A primeira e mais básica é que o código EAN-13 possui 13 dígitos e o DUN-14 contém 14 dígitos.
Acredito que essa parte você já tenha absorvido durante o texto.
A parte que deve ficar clara é que o EAN-13 serve apenas para registro de itens individuais, enquanto o DUN-14 serve como estratégia logística para acelerar a expedição de mercadorias.
O código de barras DUN-14 não pode ser utilizado como registro de itens individuais, até porque, como dito anteriormente, máquinas de registro nem possuem a habilidade de ler e identificar códigos DUN-14.
Portanto, caso queira registrar seus produtos de maneira correta, identifique a situação de transporte de sua mercadoria e qual se adequará melhor à estrutura de sua empresa.
Como o código de barras Dun-14 pode ser utilizado
O código DUN-14 possui a característica de ser utilizado em produtos em que sua embalagem não seja transparente e que não seja possível verificar o conteúdo das embalagens.
Dentre todas as formas que o código de barras DUN-14 pode ser utilizado, separei as mais relevantes para lhe mostrar agora:
Logística
O principal desafio em uma indústria é manter a rastreabilidade de um produto desde o ínico de sua produção até o momento de entrega da mercadoria.
Considerando esse fato, a utilização do DUN-14 auxilia e muito a identificação de todo o estoque, independente de qual seja seu tipo, tamanho ou peso do produto.
Processos
Grandes centros de distribuição possuem processos de expedição complexos, para que seja realizada uma quantidade enorme de trabalho no menor espaço de tempo possível.
Código DUN-14 ajuda na automação dos processos, já que pode ser identificado facilmente por leitores de infravermelho.
Dessa forma, faz com que não se gaste tempo digitando código de barras em nenhuma etapa de despacho.
Além disso, auxilia o processo de correção de falhas, considerando que o número de erros do equipamento é muito menor que os erros de digitação humana.
Estoque
Essa com certeza é a parte que mais traz vantagens para depósitos, armazéns e grandes centros de distribuição.
Imagine organizar diversas mercadorias que estejam em paletes, contando os produtos nesses paletes de maneira individual.
Atrasaria demais o processo e faria com que as empresas perdessem competitividade para a concorrência.
Por isso, o código de barras DUN-14 é sempre utilizado quando se necessita levar uma grande quantidade de mercadoria para um local específico.
Vantagens do código DUN-14
Melhor organização do estoque
A produção e o transporte de mercadorias nunca foi tão veloz, e por esse motivo, a logística dos grandes centros de distribuição também teve que se adequar aos novos tempos.
Grande parte da produção mundial funciona no sistema Just In Time, em que existe uma determinação que certa mercadoria deve ser produzida, transportada ou comprada na hora exata.
Com isso, os materiais passam muito menos tempo em centros de distribuição, graças à agilidade da expedição e o sistema automatizado de recebimento, armazenamento e despacho de mercadorias.
Com a utilização do código de barras DUN-14, é possível descobrir de modo rápido onde determinado produto se encontra e com o mínimo de falhas durante o processo.
Nível de atendimento elevado
O mercado está cada vez mais exigente ao se tratar de normas logísticas.
Se você possui um e-commerce, já pesquisou sobre as normas de mercado ou busca iniciar seu projeto digital, sabe muito bem qual a importância de registro de códigos de barras em seus produtos, desde o ranqueamento do produto dentro de marketplaces até a comparação de preços no Google Shopping.
Mas, não só no meio digital. O mundo é dinâmico e quanto antes você compra, mais rápido deseja que seu produto chegue ao endereço de entrega.
Além de questões de competitividade de mercado, ainda existe a demanda por quesitos burocráticos, principalmente se você desejar importar suas mercadorias.
Por isso, é essencial que sua empresa esteja cada vez mais se utilizando de automações em código, com o intuito de acelerar o envio de produtos e elevar a competitividade da organização.
Aumento das vendas da empresa
A utilização de códigos DUN-14 traz ao mercado uma visão que sua empresa se preocupa com os padrões de registro de mercadorias e, com isso, passa autoridade e respeito perante aos concorrentes.
Quando um possível cliente faz uma pesquisa de preços, querendo saber quem pode se tornar seu fornecedor, sempre dá prioridade para quem possui estabilidade no setor e segue à risca as normas de registro de mercadorias.
Além disso, quando uma empresa utiliza de códigos registro, isso aumenta a velocidade de operação e faz com que se possa atender uma quantidade maior de clientes em um menor espaço de tempo.
Com o aumento de produtividade e ganho de tempo, é possível fazer com que o empreendimento aumente de forma surpreendente seus lucros.
Redução de custos
Você por acaso sabe qual é a maior fonte de custos de uma organização?
Se você não sabe, eu lhe digo!
A folha salarial dos funcionários é a maior despesa que uma empresa pode ter, mesmo que no decorrer dos processos de produção existam diversos outros custos.
Mas, o funcionário também é o agente responsável que faz com que a empresa possa crescer e lucrar.
Portanto, a presença de profissionais qualificados dentro de uma organização é indispensável.
Graças à tecnologia, muitos processos industriais, antes realizados por humanos, agora se desenvolvem por máquinas.
Com isso, a quantidade de pessoas dentro de uma fábrica é bem menor que antigamente.
Dessa forma, caso você implemente o código de barras DUN-14, EAN-13 ou qualquer outro tipo dentro de sua empresa, a velocidade de atendimento será reduzida drasticamente e poderá operar com uma quantidade reduzida de funcionários.
Consequentemente, terá os custos reduzidos.
Como comprar código de barras DUN-14
Após essa loga explicação sobre o que é o código DUN-14, para que serve, como é utilizado e quais são suas vantagens, é capaz que você tenha tido interesse em adquiri-lo.
Caso queira comprar um código de barras DUN-14, é preciso que seja fornecido o código EAN-13 por você ou sua empresa. Só assim será possível emitir o código DUN-14 e fechar negócio.
Também é possível que seja realizada a criação de um código DUN-14 caixas, caso sua empresa já possua o código EAN-13.
Além disso, existem empresas que realizam entrega rápida e fácil (recebendo seus códigos EAN-14 em apenas 1 dia útil), sem taxas anuais ou taxas escondidas.
Procure por empresas que facilitem a entrega de formatos dos códigos, de preferência em imagem em jpg, eps, pdfs ou excel.
Por fim, invista em negociações em que realize o pagamento uma única vez e possa usar o código por tempo indeterminado.
Se por acaso você tem interesse em adquirir algum código DUN-14 ou qualquer outro tipo, clique aqui!

SHOPPING CART

close

Você não pode copiar o conteúdo desta página.